segunda-feira, 17 de junho de 2013

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM DO GRUPO 7

Texto:  Pausa( Moacyr Scliar)

Ano: 8ª série / 9º ano

Tempo previsto: 4 aulas

Conteúdo
-Funcionamento da norma padrão presente no texto;
-Elementos da narrativa;
-Tipologia Textual: Narrativa;
-Gênero Textual: Conto


Competências e Habilidades

-Levantamento de hipóteses do conhecimento prévio dos alunos em relação ao assunto;
-Antecipação do tema ou ideia principal;
-Definição dos objetivos de leitura;
-Localização ou construção do tema ou ideia pricipal;
-Confirmação ou retificação das antecipações ou expectativas de sentido criadas antes ou durante a leitura;
-Esclarecimentos de palavras desconhecidas a partir das inferências;
-Construção do sentido global do texto;
-Identificar referências a outros textos., buscando informações adicionais, se necessário;
-Troca de informações a respeito dos textos lidos, fornecendo indicações para a sustentação de sua leitura acolhendo outras posições;
-Avaliando a crítica do texto.

Estratégias

Antes da Leitura
-Ativação dos conhecimentos prévios- Antecipação-Checagem de hipóteses
Perguntas feitas pelo professor
-Vocês sabem o que é um conto?
-Conhecem aquele provérbio:"Quem conta um conto aumenta um ponto"?
-O título sugere como o conto vai acontecer?
Leitura feita pelo professor pausando nos pontos estratégicos para perguntar o que eles acham que vai acontecer.
Após a leitura questões orais:
-Qual foi a personagem do texto que você mais gostou?
-Como se deu a descrição das personagens?
-Por que vocês acham que Samuel fazia aquilo?
-O que essa estória tem a ver com a vida real? Justifiquem.
-Podemos perceber que o tempo da narrativa é mais psicológico do que cronológico. Citem passagens desse tempo psicológico;
-Quais são as palavras cujo significado vocês desconhecem? Vamos compartilhar?

Percepções das Relações de Intertextualidade

Audição da música: Sempre Assim - Jota Quest
-Vocês conseguem perceber que sempre nos deparamos com relações sobre o cotidiano.O que percebemos nesta música?
-Façam uma relação entre a música e o texto lido.

Recursos

-Texto impresso ou no data-show;
-Dicionário;
-Letra da música;
-Aparelho de som


Avaliação

Verificar se os alunos:
-Identificam o tema e a ideia principal?
-Organizam em sequência lógica itens de informação explícita, distribuídos ao longo do texto?
-Compreendem conteúdos implícitos , que envolvam inferência e integração de segmentos do texto?
-Avaliam criticamente o texto. 

Referências Bibliográficas

Rojo, Roxane. Letramento e capacidades de leitura para cidadania. São Pulo : SEE : CENP, 2004
Scliar, Moacyr. In: Bosi, Alfredo, o conto brasileiro contemporâneo, São Paulo: Cutrix, 1997.


Nenhum comentário:

Postar um comentário