Texto: Pausa( Moacyr Scliar)
Ano: 8ª série / 9º ano
Tempo previsto: 4 aulas
Conteúdo
-Funcionamento
da norma padrão presente no texto;
-Elementos da
narrativa;
-Tipologia
Textual: Narrativa;
-Gênero Textual:
Conto
Competências e
Habilidades
-Levantamento de
hipóteses do conhecimento prévio dos alunos em relação ao assunto;
-Antecipação do
tema ou ideia principal;
-Definição dos
objetivos de leitura;
-Localização ou
construção do tema ou ideia pricipal;
-Confirmação ou
retificação das antecipações ou expectativas de sentido criadas antes ou durante
a leitura;
-Esclarecimentos
de palavras desconhecidas a partir das inferências;
-Construção do
sentido global do texto;
-Identificar
referências a outros textos., buscando informações adicionais, se necessário;
-Troca de
informações a respeito dos textos lidos, fornecendo indicações para a
sustentação de sua leitura acolhendo outras posições;
-Avaliando a
crítica do texto.
Estratégias
Antes da Leitura
-Ativação dos
conhecimentos prévios- Antecipação-Checagem de hipóteses
Perguntas feitas
pelo professor
-Vocês sabem o
que é um conto?
-Conhecem aquele
provérbio:"Quem conta um conto aumenta um ponto"?
-O título sugere
como o conto vai acontecer?
Leitura feita
pelo professor pausando nos pontos estratégicos para perguntar o que eles acham
que vai acontecer.
Após a leitura
questões orais:
-Qual foi a
personagem do texto que você mais gostou?
-Como se deu a
descrição das personagens?
-Por que vocês acham
que Samuel fazia aquilo?
-O que essa
estória tem a ver com a vida real? Justifiquem.
-Podemos
perceber que o tempo da narrativa é mais psicológico do que cronológico. Citem
passagens desse tempo psicológico;
-Quais são as
palavras cujo significado vocês desconhecem? Vamos compartilhar?
Percepções das
Relações de Intertextualidade
Audição da
música: Sempre Assim - Jota Quest
-Vocês conseguem
perceber que sempre nos deparamos com relações sobre o cotidiano.O que
percebemos nesta música?
-Façam uma
relação entre a música e o texto lido.
Recursos
-Texto impresso
ou no data-show;
-Dicionário;
-Letra da
música;
-Aparelho de som
Avaliação
Verificar se os
alunos:
-Identificam o
tema e a ideia principal?
-Organizam em
sequência lógica itens de informação explícita, distribuídos ao longo do texto?
-Compreendem
conteúdos implícitos , que envolvam inferência e integração de segmentos do
texto?
-Avaliam
criticamente o texto.
Referências
Bibliográficas
Rojo, Roxane.
Letramento e capacidades de leitura para cidadania. São Pulo : SEE : CENP, 2004
Scliar, Moacyr.
In: Bosi, Alfredo, o conto brasileiro contemporâneo, São Paulo: Cutrix, 1997.
Nenhum comentário:
Postar um comentário