SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM
TEXTO: “PAUSA” DE MOACYR SCLIAR
Objetivo: Mostrar a vida conjugal (Família) e conscientizá-lo sobre o respeito mútuo.
Conteúdos: As características da crônica (estrutura, sutileza, subjetividade).
Competências e Habilidades:
o Leitora e escritora;
o Inferir o tema ou o assunto principal, com base na localização de informações implícitas no texto;
o Identificar a finalidade da crônica, seu gênero e o assunto principal.
Estratégias:
o Perceptuais, cognição social e o principal metacognitivas;
o Trazer a imagem de um homem com as mesmas características do personagem desse texto (solitário, sistemático), assim como trazer a imagem de uma mulher com as mesmas características dessa do texto (azedume na voz e seca);
o Debater com os alunos sobre o tema, fazendo a sondagem dos conhecimentos (sincronicidade);
o Hipóteses: O título está coerente com o texto? Por quê? Esse título causou estranheza e por quê?;
o Deixar pistas como palavras em negrito (rapidamente, Samuel, jovem, tinha fronte calva, máscara, Isidoro, Friozinho, fechou a porta, comeu vorazmente, silêncio, guiava lentamente, azedume na voz e seca) para o aluno (leitor) interagir com o autor (localização das informações).
Recursos:
o Imagens verbais e não- verbais;
o Xerox do texto com dicas (negrito);
o Dicionário;
o Artigo dos Direitos Humanos (Carta Magna e Tratado de Viena).
Avaliação:
o Participação oral.
ROJO, Roxane. Letramento e capacidades de leitura para a cidadania. São Paulo: SEE: CENP, 2004. Texto apresentado em Congresso realizado em maio de 2004. ROJO, ,
SCLIAR, Moacyr. In: BOSI, Alfredo. o conto brasileiro contemporâneo. São Paulo: Cutrix, 1997
Nenhum comentário:
Postar um comentário